Questões




Revisão Enem – Relevo do Brasil

Questão 01 - O relevo terrestre é dinâmico. Ele se forma e modifica-se em virtude de fatores internos e externos. Considerando a dinâmica do Planalto Central brasileiro, constata-se que a transformação desse relevo ocorre por causa


A) do soerguimento da crosta terrestre produzido pelo tectonismo.
B) dos processos erosivos mais intensos do que os de deposição de materiais provocados pelo intemperismo.
C) do rebaixamento do relevo em virtude de movimento das placas tectônicas.
D) da sedimentação de materiais em detrimento dos processos de degradação oriundos de atividade fluvial.
E) dos falhamentos formados em decorrência de um sistema de fraturas ocorrido na crosta terrestre.

Questão 02 - O território brasileiro é formado, basicamente, por duas unidades geológicas: os escudos cristalinos e as bacias sedimentares, cuja ação dos agentes modeladores deu origem a três formas básicas de relevo denominados de planaltos, planícies e depressões.

Sobre a estrutura geológica e modelado brasileiro, assinale a alternativa correta.

A) As planícies, ao contrário dos planaltos, são áreas onde predominam os processos de sedimentação sobre a erosão, sendo o acúmulo de sedimentos realizado pela ação da água dos rios, mares ou lagos. São exemplos no Brasil a Planície do Rio Amazonas e as Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
B) Os planaltos são áreas onde predominam os processos de erosão sobre a deposição de sedimentos, podendo ser classificados em planaltos cristalino e sedimentar como os Planaltos Residuais Norte-Amazônico e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
C) Nas depressões caracterizadas por serem áreas baixas, circundadas por regiões de relevo mais elevado, onde predomina o processo de sedimentação, como nas planícies, causado pelo desgaste do relevo no entorno.
D) O relevo brasileiro, na classificação de Jurandyr Ross, é constituído, predominantemente, por planaltos e depressões, estando as planícies restritas a vales de importantes rios e à extensa faixa costeira.

Questão 03 - Observe a figura a seguir:

Com base na figura e nos conhecimentos sobre classificação das Unidades de Relevo brasileiro, classifique a Unidade 2, conforme Jurandyr Ross, corretamente:

a) Depressão Periférica Sul Rio Grandense, com relevos caracterizados por colinas de topos convexos, vales moderadamente entalhados, planície fluvial.
b) Planaltos e Serras do Atlântico leste-sudeste, com relevos caracterizados por serras e morros alongados, relevo montanhoso. Escarpas estruturais/falhas. Superfícies de morros de topos convexos. Depressões tectônicas cenozoicas.
c) Planaltos e Chapadas da bacia do Paraná, com relevo caracterizado por colinas amplas com topos convexos. Chapadas, superfícies planas. Patamares e escarpas estruturais associadas a morros e colinas de topos convexos. Escarpas nas bordas.
d) Depressão Periférica da Borda Leste da bacia do Paraná, com relevos caracterizados por colinas amplas de topos convexos e vales medianamente entalhados.
e) Depressão do Miranda com relevos caracterizados por superfícies aplanadas, vales rasos, morros residuais isolados.

Questão 04 - Os processos tectônicos condicionam a formação das estruturas geológicas na superfície do nosso planeta, e as forças externas, atuando sobre estas ao longo do tempo geológico, modelam o relevo, estabelecendo, portanto, uma relação entre estrutura e forma. Marque a alternativa que apresenta uma correlação verdadeira entre as estruturas geológicas destacadas e as unidades de relevo existentes no Nordeste brasileiro.

A) Sedimentar – Depressão Sertaneja com presença de inselbergs.
B) Cristalina – Chapadas do Araripe, do Apodi e da Ibiapaba.
C) Sedimentar – Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.
D) Cristalina – Planície e Tabuleiros Litorâneos.
E) Sedimentar – Planalto da Borborema.



Questão 05 -




A letra da canção enfoca o tempo e o espaço que transcorrem e transformam tanto a matéria quanto o pensamento. Os versos da canção de Gilberto Gil, “Pães de Açúcar/Corcovados/Fustigados pela chuva e pelo eterno vento”, podem referir-se a um conceito da

geografia física, o qual “constitui o conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais das rochas, graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos” (Leinz, V. e Amaral, S. Geologia Geral).
O conceito acima referido é o:

A) intemperismo           B) metamorfismo
C) magmatismo            D) organicismo
E) tectonismo


Questão 06 - Observe o mapa e o perfil esquemático a seguir.




 ROSS, J. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 55. (Adaptado.)

Os compartimentos de relevo destacados no perfl (A - A') com as letras A, B e C indicam, respectivamente;
A) a planície e o Pantanal mato-grossense – o planalto e a Chapada dos Parecis – a depressão do Tocantins.
B) a depressão da Amazônia ocidental – a depressão cuiabana – a planície do rio Araguaia.
C) a depressão do Araguaia – o planalto e as Serras de Goiás/Minas – as planícies litorâneas.
D) a depressão Sertaneja – o planalta da Borborema – as planícies e os tabuleiros costeiros.
E) os planaltos e a Chapada dos Parecis – a depressão periférica – a depressão do Miranda.

Questão 07 - Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações a seguir, referentes às formas do relevo brasileiro.

(    ) Chapadas são superfícies com no máximo 100 metros de altitude, formadas por morros ou cadeias de morros com topos em crista, características das regiões Sudeste e Sul do Brasil.
(    ) Planaltos são superfícies planas com altitudes acima de 1.000 metros, formados pela acumulação recente de material de origem marinha e fluvial, ocupando quase um terço do território brasileiro.
(    ) Depressões são superfícies com 100 a 500 metros de altitude, situadas abaixo do nível altimétrico das regiões adjacentes, como as colinas e morros da Depressão Central do Rio Grande do Sul.

(    ) Tabuleiros são superfícies com 20 a 50 metros de altitude, em contato com o oceano, geralmente com topo plano e limite abrupto em direção ao mar, típicos da região costeira do Nordeste brasileiro.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) F – V – F – V.          B) V – F – F – V.
C) F – F – V – V.          D) F – V – V – F.
E) V – V – F – F.


Questão 08 - Na proposta de classificação do relevo brasileiro, Ross (1989) apresentou a seguinte caracterização: são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias sedimentares recentes, formadas por deposições do período Quaternário.
MAGNOLI; ARAÚJO. 2005.
A caracterização exposta refere-se a:

a) planaltos.                 b) planícies.
c) depressões.             d) bacias sedimentares.
e) crátons.


Questão 09 - Os relevos residuais são aqueles "que resistiram aos velhos processos desnudacionais, responsáveis pelas superfícies aplainadas dos sertões, ao fim do Terciário e início do Quaternário: superfície sertaneja velha e sertaneja moderna."

AB'SABER. A. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 90.

Considerando o texto, essa feição geomorfológica é denominada:

a) Planícies costeiras.
b) Planalto de araucárias.
c) Domínio morfoclimático dos "Mares de Morros".
d) Inselberg.
e) Depressões.


Questão 10 -  “As formas de relevo sofrem intenso desgaste à medida que a água, o gelo, o vento e os seres vivos atuam sobre o terreno. Esses agentes causam erosão nas partes mais elevadas e transportam os detritos, acumulando-os nas porções mais baixas da crosta terrestre”.

(VESSENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.186).

Os processos acima mencionados no texto são conhecidos, respectivamente, por:

a) desgaste e deposição.
b) lixiviação e assoreamento.
c) diagênese e diaposição.
d) transposição e acumulação.
e) deslizamento e retenção.



Revisão Enem – Massa de Ar

Questão 01 - Analise as figuras, que representam climogramas: Com base na análise dos climogramas e nos conhecimentos sobre os tipos de climas, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a sequência de climas:




a) Equatorial, Tropical Semiárido e Tropical de Altitude.
b) Tropical de Altitude, Equatorial e Tropical Semiárido.
c) Equatorial, Tropical Úmido e Tropical Semiárido.
d) Tropical Semiárido, Tropical de Altitude e Equatorial.


Questão 02 - Observe atentamente a imagem a seguir.


A seta, incidindo sobre o território brasileiro, indica:

A) uma frente fria.
B) uma zona de convergência intertropical.
C) um ciclone intertropical.
D) uma onda de oeste.
E) uma chuva orográfica.

Questão 03 - O hábito mais cultivado pelo porto-alegrense é amaldiçoar o tempo. E com alguma razão: derretemos nos calores úmidos de março, congelamos no inverno e somos vergastados pelas chuvas da primavera. [...] Só abandonamos as queixas no outono, quando os entardeceres alongam nossas sombras e, ao olharmos para cima, ficamos nostálgicos com a tonalidade dourada do céu, o céu de Erico Veríssimo. De certo modo, é quando recuperamos nossa dignidade.
Adaptado de: ASSIS BRASIL, L. A. “E o pampa nos cerca”. In: MENEGAT, Rualdo et al. Atlas ambiental de Porto Alegre. 3. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 98.

A respeito do clima predominante no Rio Grande do Sul, a variação entre as características das diferentes estações do ano de que fala o texto é típica de um clima
A) temperado semiúmido.        
B) subtropical semiúmido.
C) tropical úmido.
D) subtropical úmido.
E) temperado litorâneo úmido.

Questão 04 - Considerando as massas de ar que atuam no território brasileiro e alguns de seus efeitos, analise o quadro abaixo e escolha a associação correta.

















Questão 05 - Nas cidades de Maceió, Salvador e Recife, principalmente no mês de julho, é comum a ocorrência de chuvas que provocam grandes enchentes. São as chamadas "chuvas de inverno", que atingem o litoral oriental do Nordeste. Levando-se em consideração a dinâmica das massas de ar no Brasil, pode-se afirmar que essas chuvas são provocadas pelo encontro da

A) massa polar atlântica (mPa), fria e úmida, com a massa tropical atlântica (mTa), quente e úmida.
B) massa equatorial continental (mEc), quente e seca, com a massa tropical atlântica (mTa), quente e úmida.
C) massa equatorial continental (mEc), quente e úmida, com a massa tropical continental (mTc), quente e seca.
D) massa polar atlântica (mPa), fria e úmida, com a massa tropical continental (mTc), quente e úmida.

Questão 06 – Dentre os tipos climáticos a seguir relacionados, assinale o único que não é encontrado no Brasil.

a) subtropical               b) monções
c) equatorial
d) tropical, com estações alternadas



Questão 07 - O gráfico a seguir mostra o andamento anual da vazão de um rio brasileiro, fortemente influenciada pelo regime de chuvas. A linha escura indica essa vazão. Com base nesse gráfico, é CORRETO afirmar que o clima dominante nessa bacia é do tipo:



A) semiárido.                B) equatorial.  
C) tropical.                    D) temperado.  
E) frio.


Questão 08 - (UFRJ) Em relação à dinâmica das massas de ar, julgue as afirmativas a seguir:

I. As massas estão sempre em movimento e, progressivamente, ocorrem mudanças em volume e nas suas características físicas.
II. As massas polares, ao se deslocarem para o domínio tropical, sofrem aumento de temperatura e redução de sua densidade, até perderem suas características e desaparecerem.
III. Ao se deslocarem, as massas entram em contato umas com as outras, apresentando linhas de descontinuidade.

Assinale:

a) se for correta apenas a afirmativa I.
b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II.
c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III.
d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III.
e) se forem corretas as afirmativas I, II e III.

Questão 09 - O desenho abaixo mostra os trajetos mais comuns das massas de ar quente na América do Sul. Com base na numeração é possível identificar o nome de origem de cada massa de ar e sigla pela qual é conhecida.
Após análise do mapa identifique a alternativa que traz corretamente as características das massas.


A) O nº 1 corresponde à Massa Equatorial Atlântica – MEA. Tendo como características sem uma Massa fria e úmida.
B) O nº 3 refere-se à Massa Equatorial Atlântica – MEA. Tendo como características sem uma massa com elevada temperatura e bastante umidade.
C) O nº 2 corresponde à Massa Tropical Atlântica – MTA. Tendo como características sem uma massa com elevada temperatura e seca.
D) O nº 5 reconstitui a trajetória da Massa Tropical Continental – MTC. Tendo como características sem uma massa com elevada temperatura e bastante umidade.
E) A massa de nº 3 penetra no Brasil pelo Nordeste e avança para o interior em direção Sudeste. Tendo como características sem uma massa com baixa temperatura e muita umidade.

Questão 10 - (PUC) As porções orientais do território brasileiro, em termos de clima, sofrem maior intervenção da massa de ar:

a) Equatorial Continental (Ec)
b) Equatorial Atlântica (Ea)
c) Tropical Continental (Tc)
d) Tropical Atlântica (Ta)
e) Polar Atlântica (Pa)




Revisão Enem - Hidrografia


Questão 01 - Este é um rio sem afluentes. Falta-lhe conformidade com o declive da terra. Os seus pequenos afluentes, o Bendegó e o Caraíbas, volvendo águas transitórias, dentro dos leitos rudemente escavados, não traduzem as depressões do solo. Têm a existência fugitiva das estações chuvosas. São, antes, canais de esgotamento, abertos a esmo pelos enxurros – ou correntes velozes que, adstritas aos relevos topográficos mais próximos, estão, não raro, em desarmonia com as disposições orográficas gerais. São rios que sobem. Enchem-se de súbito; transbordam; reprofundam os leitos, anulando o obstáculo do declive geral do solo; rolam por alguns dias para o rio principal; e desaparecem, volvendo ao primitivo aspecto de valos em torcicolos, cheios de pedras, e secos.

CUNHA, Euclides. OS SERTÕES. Campanha de Canudos. Abril Cultural, São Paulo. 1982. (p 24-5).
 
Este trecho da obra de Euclides da Cunha aponta características hidrológicas de uma drenagem superficial controlada pela distribuição sazonal das chuvas. Segundo a classificação climática de Köeppen, adaptada para o Brasil, é correta a afirmação de que se trata de um clima

A) semiárido quente com chuvas irregulares concentradas no verão e outono.
B) tropical quente com chuvas com chuvas no verão.
C) subtropical com inverno ameno e verão rigoroso com chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
D) equatorial quente e úmido, sem estação seca.

Questão 02 - A barragem de Pirapora do Bom Jesus localiza-se no rio Tietê, a 50 km da capital paulista e a  menos de 300 metros da cidade do mesmo nome. Observe as duas fotos.





 Assinale a alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda-d’água da barragem no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta.

(A) Verão; época mais chuvosa; resíduos da agricultura do município.
(B) Inverno; estação mais seca; lixo da capital paulista.
(C) Outono; estação um pouco mais fria; lixo das áreas urbanas e rurais periféricas.
(D) Primavera; predomínio de altas temperaturas; apenas lixo industrial da própria cidade.
(E) Ano todo; chuvas anuais bem distribuídas; lixo do aterro sanitário das cidades da região.

Questão 03 - Vesentini (2005) denomina a bacia hidrográfica como “uma área abrangida por um rio principal e sua rede de afluentes (e subafluentes)”. Nesse sentido, pode-se identificar 05 (cinco) bacias hidrográficas principais em todo o território brasileiro: a Amazônica, a do Tocantins, a do São Francisco, a do Paraná e a do Uruguai.

Com relação ao potencial hidráulico dessas bacias, assinale a alternativa correta.

a) O potencial hidráulico da bacia Amazônica é hoje considerado o mais elevado do país, superior ao da bacia do Paraná, apesar desta última possuir um melhor aproveitamento com relação à construção de usinas hidrelétricas.
b) A bacia Amazônica possui inúmeras usinas hidrelétricas, sendo a de Tucuruí a principal, a maior e a mais importante de toda a região Norte do Brasil.
c) A bacia do Uruguai, por estar localizada em uma região de planalto, tem seus rios intensamente utilizados como fonte de energia, abrigando as usinas
hidrelétricas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Xingó.
d)A bacia do Tocantins abriga o principal complexo de usinas hidrelétricas do país, como Garibaldi, Socorro, Iraí, Pinheiro e Machadinho, todas localizadas na região Central e Nordeste do Brasil.
e) O potencial hidráulico da bacia do Paraná, na atualidade, é considerado o maior do país e, ainda assim, abriga poucas hidrelétricas e constitui-se num bem nacional a ser explorado no futuro.

Questão 04 - 

“Pensei que seguindo o rio
eu jamais me perderia 
ele é o caminho mais certo,
de todos o melhor guia 
Mas como segui-lo agora
que interrompeu a descida? 
Veja que o Capibaribe,
como os rios lá de cima, 
é tão pobre que nem sempre
pode cumprir sua sina 
e no verão também corta,
com pernas que não caminham” 
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina. (Fragmento.) 

Os versos abordam uma característica presente em grande parte dos cursos fluviais nordestinos. A partir da interpretação deles, associada aos seus conhecimentos geográficos, é verdadeiro dizer que esses rios:

a) possuem, quase sempre, grande volume de água e regime pluvial, fazendo com que sejam na maioria das vezes utilizados para instalação de hidrelétricas, a exemplo de Paulo Afonso e Sobradinho, no São Francisco, e Boa Esperança, no vale do rio Açu. 
b) quando localizados em áreas semiáridas, ou nas bordas do sertão, são quase sempre intermitentes (temporários), com seus volumes de água diminuídos nos períodos de estiagem, sendo seus leitos umedecidos aproveitados para a instalação de pequenos roçados de vegetais de ciclo curto, a exemplo do milho e feijão. 
c) percorrem terras de baixa altitude, quase sempre planícies, daí apresentarem condições ideais para a navegação, sendo os principais eixos de circulação de mercadorias e pessoas no contexto intrarregional. 
d) possuem, em suas várzeas, extensas manchas de solo massapê, que ficam descobertas no período de estiagem, favorecendo a prática do cultivo da cana-de-açúcar, principal atividade econômica da região e do país, considerando-se que o açúcar é o principal produto da pauta de exportação do Brasil.


Questão 05

Fonte: Folha de S. Paulo, 2012.


Com base no conteúdo da ilustração, é CORRETO afirmar que

A) o crescimento populacional no planeta associado a padrões de consumo requerem volumes crescentes de utilização de água, reunindo condições consideráveis para o escasseamento dos aquíferos subterrâneos.
B) os recursos hídricos subterrâneos são distribuídos de forma regular, na Terra, mas o uso irregular é razão suficiente para as nações experimentarem, cada vez mais, a escassez crônica de água potável.
C) a manutenção da quantidade de águas subterrâneas no mundo tende a se agravar pelo fato de a extração de água ultrapassar o volume superficial, podendo provocar a exumação das águas contaminadas, especialmente na área dos Grandes Lagos, nos EUA.
D) em regiões de clima úmido e equatorial, onde estão localizados países como Estados Unidos e Canadá, a água subterrânea é o principal recurso hídrico para atender às necessidades diárias da população residente.
E) existe uma maior disponibilidade de água doce do mundo no aquífero subterrâneo Guarani, distribuído em uma área de 3 milhões de km2, abrangendo países, como Brasil, Peru, Chile e Equador.

Questão 06 - A respeito das águas subterrâneas, é correto afirmar que

A) os aquíferos cársticos apresentam elevado potencial hídrico decorrente da alta porosidade das rochas calcárias.
B) os maiores potenciais das águas subterrâneas encontram-se nos aquíferos fraturados.
C) as zonas de recarga dos aquíferos são as áreas mais indicadas para a instalação de aterros sanitários.
D) os aquíferos freáticos são os mais utilizados pela população, mas também são os mais vulneráveis à contaminação e à poluição geradas pelas atividades humanas.

Questão 07 - Nível do rio Negro em Manaus é o menor já registrado.
  



Rio Negro em Manaus
(Créditos: Cláudia Dianni / Banco de Imagens ANA)

Neste domingo, 25 de outubro, o Negro atingiu 13,63 m e bateu o recorde da vazante de 1963. Conforme alertado pela Agência Nacional de Águas (ANA), a região amazônica enfrenta a maior seca dos últimos anos. Os níveis do Solimões e do Negro têm registrado vazantes (descida do nível dos rios) históricas este ano, o que influencia diretamente o volume de água dos demais rios da região. O nível do Negro é monitorado desde 1902. Neste histórico, o menor nível do curso d'água já registrado na capital amazonense havia sido em 1963, quando o rio chegou a 13,64 m. Porém, neste domingo, o rio atingiu 13,63 m no Porto de Manaus e pode baixar ainda mais nos próximos dias, pois o período de vazante ainda não terminou.
(http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=8977. Acesso em: 25 out.2010.)

Analise as afirmações.
I. Um dos fatores que pode ter causado a diminuição do volume dos rios da Amazônia foi a pluviosidade abaixo da média em países como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, onde estão as cabeceiras de im­portantes afluentes do rio Amazonas.
II. A população local sofre os efeitos da seca, já que os rios da região têm papel fundamental para o transporte de cargas e passageiros, além do abastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis.
III. Devido à grande disponibilidade de água na região, o fato relatado no texto pouco interfere na dinâmica social e econômica da região.
  
É correto o que se afirma SOMENTE em
  
A) I e II.       B) I e III.            C) II.
D) II e III.                               E) III.

Questão 08 - Um dos fenômenos climáticos que merece especial atenção quando se realiza um estudo geoambiental, é a evapotranspiração. Sobre esse assunto, em relação ao Brasil, é CORRETO afirmar que

A) a evapotranspiração não causa déficit hídrico em áreas de savanas, como no Centro-Oeste.
B) a evapotranspiração proporciona um superávit hídrico anual em áreas deprimidas do interior da Paraíba e de Pernambuco.
C) a evapotranspiração anual excede a precipitação pluvial no ambiente de caatingas hiperxerófilas, dificultando as atividades agrícolas.
D) o aquecimento global tem provocado um considerável decréscimo da evapotranspiração, sobretudo nas regiões costeiras do litoral sul do Brasil.
E) a diminuição das florestas de araucárias vem contribuindo para um expressivo acréscimo da evapotranspiração em áreas de campos limpos, ocasionando desequilíbrio ambiental.
Questão 09 – O conceito de bacia hidrográfica é:

a) a área drenada por um rio principal e seu afluentes.
b) o conjunto de rios navegáveis em um país.
c) o conjunto de rios utilizados para o abastecimento de água em um país.
d) o conjunto formado por um rio principal e seu afluentes.
e) o conjunto de obras e equipamentos utilizados para gerar eletricidade no país.

Questão 10 - Vários estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma determinada escola pernambucana formaram um grupo de estudo para analisar um tema abordado em geografia no Ensino Médio. O tema refere-se à denominação do mapa a seguir:





Assinale a alternativa que contém esse tema.

A) Bacias hidrográficas do Brasil. 
B) Áreas Climáticas do Brasil. 
C) Áreas de Produção Agrícola do Brasil.
D) Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
E) Recursos Minerais do Brasil.


Revisão Enem: Espaço Geográfico

01- “O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.(SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
02- “No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”. 

(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
03- Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.
04- (UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
05- Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, a constituição de um meio técnico-cientifico informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).
A modernização da agricultura esta associada ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a:
a) introdução de tecnologia equilibrou o desenvolvimento econômico entre o campo e a cidade, refletindo diretamente na humanização do espaço geográfico nos países mais pobres.
b) tonificação do espaço geográfico marca o modelo produtivo dos países ricos, uma vez que pretendem transferir gradativamente as unidades industriais para o espaço rural.
c) construção de uma infraestrutura cientifica e tecnológica promoveu um conjunto de relações que geraram novas interações socioespaciais entre o campo e a cidade.
d) aquisição de maquinas e implementos industriais, incorporados ao campo, proporcionou o aumento da produtividade, libertando o campo da subordinação a cidade.
e) incorporação de novos elementos produtivos oriundos da atividade rural resultou em uma relação com a cadeia produtiva industrial, subordinando a cidade ao campo.
06 – “Nos últimos anos, a ciência geográfica tem passado por grandes mudanças conceituais e metodológicas. Esse processo evolutivo, hoje, já nos fornece a idéia de que a Geografia, busca a partir das relações entre os homens e destes com a natureza no decorrer dos tempos, a explicação da organização do espaço.”
Com relação a introdução à Geografia, seus métodos, concepções, princípios e evolução, analise as frases abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas:
(  ) O espaço geográfico nada mais é do que a paisagem em sua totalidade – a configuração territorial – , acrescida da sociedade
(  ) . O princípio da causalidade é a própria lei de causa e efeito, característica de todas as ciências. O princípio da causalidade foi defendido, em Geografia, por Humboldt.
(  ) Friedrick Ratzel, defendeu o possibilismo geográfico.
(  ) O determinismo é um princípio radical e fatalista, empregado eventualmente em algumas situações, porém, não sempre e nem em todas.
(  )  Estudar geograficamente o mundo é essencialmente investigar a dinâmica social que está por trás das paisagens ou formas espaciais.
 A seqüência, de cima para baixo, é:
 a) F, V, V, V, V           b)  V, F, F, V, F
c)V , V, F, V, V           d)  F, F, V, F, F
07- O espaço geográfico surge da intervenção humana sobre o meio natural. As tecnologias são o instrumento dessa intervenção. Na era industrial, com o carvão, a máquina a vapor e as ferrovias, e depois com o petróleo, o motor a combustão interna e o automóvel, o meio técnico substitui extensamente o meio natural. Atualmente, com a revolução tecnocientífica, emerge um novo meio que se organiza em torno das telecomunicações e das redes digitais.
(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p. 97).
Com o avanço das formas de intervenção e transformação da sociedade sobre o espaço, temos a transformação do meio e das técnicas utilizadas nesse processo. De acordo com a literatura especializada, o conceito que melhor sintetiza as recentes transformações mencionadas no trecho acima é:
a) meio cibernético digital
b) meio organizativo estrutural
c) espaço das trocas imateriais
d) espaço das tecnologias digitais
e) meio técnico-científico-informacional

Revisão Enem: Geologia


Questão 01(ENEM 2012) - As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998. 

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por:

a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

Questão 02 (ENEM 2012) - De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.
ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 117, abr. 2010. Disponível em: http://comciencia.br. Acesso em: 2 mar. 2012.

O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de

a) alívio da tensão geológica.
b) desgaste da erosão superficial.
c) atuação do intemperismo químico.
d) formação de aquíferos profundos.
e) acúmulo de depósitos sedimentares.



 Questão 03 - (ENEM 2010)







TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra.
São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2009 (adaptado).

O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são

a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.
b) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.
c) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.
d) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.
e) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

Questão 04  “As altitudes do relevo brasileiro são, em geral, modestas. O ponto mais alto do país não ultrapassa os 3 mil metros: o pico da Neblina (2993m),
perto da fronteira do Amazonas com a Venezuela. Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo,  200m de altitude; 78% tem até 500m; e 92,7% até 900m de altitude”.

(Adaptado de: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço. Geografia do Brasil. 32º edição. São Paulo: Editora Ática, 2006. p.252).

As características descritas acima indicam que o relevo brasileiro é:

a) bastante acidentado, com elevada incidência de dobramentos modernos.
b) diretamente influenciado pelas ações recentes de tectonismos.
c) geologicamente antigo, portanto mais desgastado.
d) pouco transformado pelos agentes erosivos e intempéricos.
e) totalmente aplainado, com poucas áreas de depressão. 

Questão 05 - No território brasileiro, a ausência de cadeias montanhosas explica-se:

a) pela pouca atuação dos agentes externos de transformação do relevo
b) pela ausência de dobramentos modernos
c) pelas intensas atuações do tectonismo
d) pelo escasseamento dos depósitos sedimentares
e) pela intensiva ação humana sobre as áreas naturais

Questão 06 - (Cesgranrio) Estrutura geológica são diferentes tipos de rocha (e de mineral) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é incorreto afirmar que: 

a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares.
b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida.
c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo que as áreas sedimentares representam cerca de 64%.
d) os terrenos formados na Era Proterozóica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos.
e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos. 


Questão 07 - As terras emersas são constituídas, basicamente, por escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. Sobre bacias sedimentares, analise as seguintes afirmativas.

I. Resultaram da solidificação do material magmático e de sua elevação à superfície.
II. Podem sofrer soerguimentos tectônicos, constituindo baixos planaltos ou platôs.
III. As mais antigas foram consolidadas ao longo das eras Paleozoica e Mesozoica.
IV. São constituídas por rochas metamórficas muito antigas, como os gnaisses.
As afirmações corretas são

a) apenas I e II              b) I e III             c) II e III
d) III e IV                      e) I, II e IV


Questão 08 - (CESGRANRIO) O relevo das terras emersas é extremamente diversificado. Nesse relevo, o que se denomina de DOBRAMENTOS MODERNOS OU RECENTES corresponde a:

a) depressões absolutas.      b) depressões relativas.
c) bacias sedimentares.       d) cadeias montanhosas.
e) dorsais submarinas.

Questão 09 - A estrutura geológica do Brasil é composta por:

I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.
II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos  
sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.
III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.
IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos distribuídos por quase todo o território nacional.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

Questão 10 - (FUVEST 2015) - Observe a figura, com destaque para a Dorsal Atlântica. 






Avalie as seguintes afirmações: 

I. Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentes africano e americano continuam se afastando um do outro. 
II. A presença de rochas mais jovens próximas à Dorsal Atlântica comparada à de rochas mais antigas, em locais mais distantes, é um indicativo da existência de limites entre placas tectônicas divergentes no assoalho oceânico. 
III. Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados nos continentes que, hoje, estão separados pelo Oceano Atlântico são consideradas evidências de que um dia esses continentes estiveram unidos. 
IV. A formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte americana e africana.

Está correto o que se afirma em: 

a) I, II e III, apenas.                   b) I, II e IV, apenas. 
c) II, III e IV, apenas.                 d) I, III e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV.

0 comentários:

Postar um comentário